Nosso Método

Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de Jean Piaget e Maria Montessori, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno.

Com inspiração na pedagogia inspirada na psicogenética de Jean Piaget e nas propostas educacionais de Maria Montessori, buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.

Se o objetivo da escola é privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado à realidade social, é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.

Atividades

Para o Nana Nenê, educação infantil, o brincar em sua totalidade é o eixo principal para o desenvolvimento das atividades propostas pela escola. Espontaneamente a brincadeira favorece o desenvolvimento global, ou seja, emocional, social, psicomotor, perceptivo e cognitivo, sendo assim, todas as áreas do conhecimento estão envolvidas em situações lúdicas, pois este é o ensaio para aprender a lidar com o mundo real.

Em nossa escola os diversos momentos compartilhados são significativos para as crianças. Envolvidas em dramatizações com fantoches, simulações em papéis, cantigas de rodas e jogos, interagem e experimentam diversas situações importantes. As fantasias nas rodas de histórias estimulam a imaginação. As novidades surgem a cada roda de conversa, contando o que vive e compartilhando suas experiências com as demais, ricos momentos que favorecem a aquisição da linguagem.

A construção da identidade de cada uma e seu papel na sociedade, bem como as descobertas naturais, estão inseridas nos projetos da escola que contam com a curiosidade infantil para motivá-las tornando-as críticas em relação ao meio em que vivem.

Em classe, todo o trabalho aplicado segue um processo gradativo e possui uma seqüência diária que permite aos professores acompanhar a conquista do saber.

As artes estão presentes no fazer e no apreciar. Conhecendo e observando o que as outras produzem, valorizam cada técnica e manifestação exercida por alguém, seja nas artes visuais ou na música.

Tentamos fazer da Educação Infantil um dos momentos mais especiais no desenvolvimento da criança, nosso objetivo é que o tempo em que permaneçam conosco seja pleno em entusiasmo e alegria.

As crianças podem contar com:

MINI MATERNAL AO MATERNAL II

Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.

JARDIM I

Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

JARDIM II

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita ( período preparatório ). Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).

Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

PRÉ

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.

Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.

Cursos

O Berçário e Escola Infantil Nana Nenê possui, além das atividades curriculares, alguns cursos para o aprimoramento educacional de seu filho. Na Nana Nenê seu filho tem: